A Piedade Denorex!

By Bispo Sinvaldo Coelho

“…tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te”. – (2Timóteo 3:5 ARC)

Há alguns anos havia na TV um comercial que apresentava um shampoo anticaspa e no final dizia: “Denorex, parece remédio, mas não é.” A frase tornou-se em um jargão para definir algo que apenas parece ser.

O sábio apóstolo Paulo, usado por Deus, escreveu hà cerca de dois mil anos sobre esta falsa atitude de parecer ser aquilo que não é.

Preocupado com os tempos trabalhosos para aqueles que são verdadeiramente chamados e vocacionados para servir a Deus e principalmente para com as inocentes ovelhas do rebanho, ele descreve em sua carta a Timóteo (Cap. 3) as características deste tipo de homem principiando um caminho para defender a nós e as ovelhas do Senhor!

Aos Gálatas (2.6) ele escreve: “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram;”.

Mais uma vez, encontramos a “piedade Denorex”, observe as palavras: “pareciam”, “tenham sido”, “não se me dá”. O apóstolo discerniu muito bem este tipo de homem!

Por fim ele escreve: “Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario…” – (vs. 9).

Ao inverso deste tipo de homem, ele se volta ao seu jovem discípulo para chamar-lhe a atenção para a genuína vida cristã orientando-o para o exercício pessoal da piedade (1Tm. 4:7) e mais uma vez conclamando-o para apartar-se daqueles que usam o evangelho como objeto de enriquecimento (1Tm 6:5).

O Senhor Jesus dirigindo-se aos judeus no templo declarou: “Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça”. – (João 7:24 ARC).

Infelizmente, muitos nos dias de hoje, estão procedendo exatamente como àqueles que se deixavam levar apenas pela aparência, pois não verificam os princípios de Paulo a Timóteo e continuam sendo enganados por falsos mestres, com aparente piedade, mas, no fundo buscam apenas e tão somente ganho fácil.

Que Deus nos capacite a identificá-los e a expurgá-los de nossas vidas e de nossas Igrejas!

Piedade – A palavra “piedade” vem da palavra grega “eusebeia”, e esta é a junção de duas palavras: “eu” que significa “bom ou correto”, e “sebomaie” que significa “adorar”. Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente. Possuir piedade quando se adora a Deus bem e de maneira correta como está proposta nas Escrituras, é seguir o ensino da sagrada Palavra de Deus, a qual permanece para sempre no céu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *